Caixa D'Água PVC TIGRE
Caixa D’Água PVC TIGRE
Garantia de água protegida. Chegou à fase da obra em que você precisa escolher a caixa d’água ideal para o seu projeto? As Caixas d’Água Tigre possuem modelos com diferentes capacidades, fechamento seguro, que bloqueia a entrada de insetos e protege contra os raios de sol evitando o desenvolvimento de algas e bactéria.
BENEFÍCIOS
- Elevada durabilidade – Devido ao aditivo UV;
- Segurança total – Encaixe perfeito entre corpo e tampa que impede a proliferação do Aedes Aegypti e também protege contra os raios de sol evitando o desenvolvimento de algas e bactérias garantido potabilidade da água;
- Instalação simplificada – Já vem com marcação para furos, facilitando a instalação;
- Facilidade de limpeza – superfície interna lisa que evita incrustações.
INSTRUÇÕES
Você já sabe onde vai instalar a Caixa d’Água? O local pode ser de concreto ou madeira, mas deve ser maior que a largura do fundo da caixa e ter resistência compatível com o seu peso. Observe se a base está lisa, nivelada, isenta de sujeira e materiais pontiagudos. Se for colocada em uma base de madeira, as tábuas devem ser resistentes e sem espaçamento entre elas. No vídeo de instalação ou na ficha técnica do produto você acompanha o passo a passo da instalação.
Montagem / Instalação
Recomenda-se que a base para instalação da caixa seja lisa, nivelada, isenta de sujeira ou materiais pontiagudos, podendo ser:
Caso seja de madeira, as tábuas deverão ser de mesma espessura e resistência, sem espaçamento entre elas. IMPORTANTE: A base deve ter resistência compatível com o peso da caixa cheia (ex.: 1000 litros = 1000 Kg) e deve ser maior do que a largura do fundo da caixa
Tubulações
As tubulações essenciais para a instalação adequada da caixa d’água são:
- De entrada (para alimentação da caixa);
- De saída (para distribuição da água para a edificação);
- Extravasor (para permitir escoamento de eventual excesso de água, evitando transbordamento);
- É recomendado que o tubo extravasor seja de 50mm;
- De limpeza (para escoamento da água após a limpeza da caixa d’água);
A norma NBR 5626 recomenda que nos casos de instalações que contenham válvulas de descarga, a coluna de distribuição seja ventilada. Trata-se de um tubo vertical instalado imediatamente na saída de água fria do reservatório. Deve-se seguir as seguintes recomendações:
- O tubo de ventilação deve estar ligado a coluna, após o registro de passagem existente.
- Ter sua extremidade superior aberta.
- Estar acima do nível máximo d’água do reservatório.
- Ter o diâmetro igual ou superior ao da coluna.
Por exemplo, se o diâmetro da coluna for de 40 mm, o diâmetro do tubo ventilador deverá ser de, no minimo, 40 mm ou 1 1/4”.
Furação
- O furo para colocação da tubulação de saída deverá ser feito sempre no rebaixo plano inferior existente na lateral da caixa, através de serra-copo.
- Ao furar, utilize a marcação correspondente a bitola do adaptador.
- O furo não deve ser maior do que 50mm (bitola máxima da tubulação).
- O furo para colocação da tubulação de entrada deverá ser feito no relevo plano superior. Ao furar, utilize a marcação existente considerando-a como o centro do furo.
Manutenção:
Passo 1: Feche o registro da entrada de água da casa ou amarre a boia da caixa. Uma melhor solução é a instalação do exclusivo Adaptador para Caixa d’Água com Registro TIGRE, que permite a interrupção do fornecimento de água sem o improviso de se amarrar a haste da torneira boia.
Obs: O fechamento do registro pode ser feito um dia antes da lavagem. Assim você vai consumir a água até atingir a quantidade necessária para a limpeza, evitando o desperdício.
Passo 2: Reserve uma quantidade de água da caixa para a sua utilização nas etapas finais de limpeza. Deixe uma reserva de aproximadamente um palmo de nível na caixa.
Passo 3: Tampe a saída com um tampão ou pano, ou no caso do uso do Adaptador com Registro TIGRE, feche o registro de saída, para evitar que a água com sujeira que ficou no fundo não desça pela tubulação de distribuição da casa.
Passo 4: Utilize a água de fundo para lavar as paredes e o fundo da caixa com um pano limpo. Evite o uso de escova de aço e vassoura. Nunca use sabão, detergente ou outro produto. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, baldes e panos. Utilize panos limpos para secar o fundo. Evite passá-los nas paredes da caixa.
Passo 5: Ainda com as saídas da caixa fechadas, deixe entrar um palmo de altura de água e adicione água sanitária na proporção de 100mL de água sanitária para cada 100L de água na caixa d’água e deixe por 2 horas. Com uma luva, broxa, balde ou caneca plástica, molhe as paredes internas com esta solução desinfetante. A cada 30 minutos verifique se as paredes internas da caixa secara, caso isso ocorra, fazer nova aplicação dessa mistura até completar as 2 horas.
Obs.: Não use de forma nenhuma essa água durante 2 horas.
Passo 6: Passada as 2 horas, ainda com o registro de entrada fechado ou a boia amarrada, esvazie a caixa abrindo a saída, todas as torneiras da casa e acionando as descargas, de modo a deixar toda a água de lavagem sair. Assim estamos desinfetando toda a tubulação. Para evitar o desperdício, use essa água para lavar pisos e calçadas.
Passo 7: Lave a tampa com água corrente e tampe adequadamente a caixa d’água para que não entrem pequenos animais, insetos ou sujeiras.
Passo 8: Anote a data de limpeza numa etiqueta e cole na caixa.
Passo 9: Abra o registro de entrada da água ou solte a boia para que a caixa fique novamente cheia.
Obs.: Para evitar o acúmulo de ar no encanamento da casa, deixe as torneiras abertas até que a água comece a sair.
CAIXA DE AGUA PVC 310 L TIGRE
CAIXA DE AGUA PVC 500 L TIGRE
CAIXA DE AGUA PVC 1000 L TIGRE
- Marca: Tigre